terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Como evitar sofrer Bullying e suas consequências.



Hmmm o assunto de hoje é um pouco mais abrangente e íntimo, quando publiquei um vídeo (que eu mesma retirei do meu canal) sobre minha história eu recebi muitos relatos de bullying, vítimas e por surpreendentemente uma agressora que não sabia como parar suas ações por ter ódio de uma ferida do passado e descontava nas pessoas ao redor... 

São muitas histórias e cada uma delas foi respondida com carinho e compreensão, não deixei passar nenhum e-mail, posso dizer que foram mais de 22 emails em um dia só!

Eu já sofri na pele o veneno da raça humana e suas façanhas, mas não é algo que eu quero eternizar para minha vida, por isso retirei o vídeo da minha história. E hoje estou aqui para lhe dar conselhos, de amiga para evitar sofrer por bullying = brincadeiras de mal gosto e que podem ser graves, levando a diversas consequências.

Hoje, depois de 5 anos que sai da escola eu não me recordo quase nada do que me foi ocorrido, pois eu escolhi a felicidade e ser eu mesma, escolhi fazer diferente e seguir um caminho bom, trabalhar para ocupar um espaço importante na sociedade, acolher, ajudar, batalhar; sofrer todos sofrem, curta a dor pois com ela você tira o que a felicidade não te ensina!

Aqui te dou uns conselhos que valeriam ouro se eu mesma me dissesse no passado, já que ninguém me da dava conselhos, ou por que não me levavam a sério ou não acreditavam por achar ser frescura.

1 - A 1ª coisa a se fazer a pós darem uma tirada em você, te zombarem, é não retrucar! É...parece dificilné?! Mas se retrucar, perderá a sua razão de estar certo, se na raiva quiser bater e realmente fizer isso, você já não estará como tão vítima mais, e convenhamos, rebaixar para que? Fique em silêncio, pois o que eles querem é tirar sua paciência e aglomerar uma série de situações, quanto mais você retruca, mais borbulhará emoções dentro de você mesmo e é isso que eles querem, então pela ultima vez, por favor, não retruquem, fiquem em SILÊNCIO a qualquer insulto ou zoação, isso evitará muitas coisas, fora que quando você não responde, os agressores vão se cansar e vão parar, então finge que não é com você, pegue um livro, ou fique escrevendo, ou não de bola simplesmente...

2 - Ficou em silêncio e não funcionou tanto assim? Continuaram a mexer com você de uma forma insustentável? A nossa tecnologia hoje está avançando muito, vários alunos hoje estão indo com seus celulares para a escola, aconselharia a gravar essas situações, mas não deixem que o veja gravando, seja discreto, e depois mostre a seus pais primeiro e depois a diretoria!

3 - A direção nem sempre é a melhor opção, infelizmente onde estudei nunca foi, então eu aconselho a sentar com seus pais ou com quem você mora e colocar os pontos insustentáveis que você anda passando, desabafe sem medo, e diz detalhe por detalhe o que passa lá dentro e com certeza seus pais serão compreensivos se você for bem afundo da situação, mostre a gravação caso tenha alguma.

4 - Seus pais não acreditam em você e acham que você faz alguma coisa para provocarem essas pessoas? Essa seria a ultima opção, mas eu enfrentaria meus pais se eles não acreditassem em mim e tentaria de alguma forma mostrar  que o que estou dizendo é a verdade, traria algum colega para ser testemunha do que fazem, mas acredito que a maioria dos pais são muito preocupados quanto a isso hoje em dia.

5 - A fúria quando você chega da escola está grande? Até se mudar aguente firme, pega um travesseiro e grita e coloque pra tudo para fora, mas não exteriorize em você ou em alguém inocente, rasgue papeis, soca o travesseiro, chore, coisas que não te machucarão, mas ponha para fora sempre!


Por enquanto é isso pessoal, espero que tenha ajudado alguém ♥

Essas dicas valeriam ouro para mim no passado, mas como crescemos e amadurecemos, me sinto no dever de ajudar quem virtualmente busca ajuda, então essas são meus conselhos, espero que de alguma forma sejam úteis.


Abraço,
Acredite em Você!

2 comentários :

  1. Oi Carol, acabei de visitar seu canal e vim pra cá pelo link que estava na descrição do vídeo. Achei lindo o blog pois é minimalista, bem o meu estilo! Quanto ao post eu sofri muito bullyng quando era do ensino fundamental e médio e isso só parou na faculdade por conta da minha maturidade e não por conta das pessoas, que continuaram querendo me perturbar com coisas bobas como gordura ( sempre fui gordinha ), meu irmão ( autista ) e por eu gostar muito de animais. Felizmente não dei bola, só me afastei das pessoas e elas entenderam o porque. Acredito que seja importante saber filtrar as pessoas e as situações com as quais se preocupar ou não.

    Gostei muito das dicas, não custa nada pois ás vezes a pessoa sofre muito e não sabe o porquê. Eu mesma demorei a saber, imagina o que não passei né. Mas sobrevivi, a maioria não morre por conta disso, infelizmente algumas pessoas sim.

    Vou te seguindo, adorei o blog e o canal! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Carol,amei o post!
    Gostaria de saber mais sobre oque você passou,pode ser falta de atenção minha,mas eu não achei video seu falando sobre oque passou...oque eu gostaria mesmo de saber é se você era gordinha" como eu sou..ou se era por ser quetinha" como sou tambem! :/
    Vou deixar anônimo,pois sim..sou tímida
    Obs: não sofro bullying..mas já fizeram chacota" de mim,e dói muito!
    Bjs Linda,adoro seu canal *-*

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar *-* deixe sua marquinha nesse blog e comente :}